quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Krull (1983)


Imaginem um mundo a la "Senhor dos Anéis" sendo invadido por uma raça de terríveis seres alienígenas: está montado o cenário para esse clássico da "Sessão da Tarde"!


Dirigido pelo britânico Peter Yates ("Suspect",1987), o filme narra a saga de um jovem príncipe (Ken Marshall) que, acreditem, na hora do casório, vê seu reino ( e seu mundo ) sendo invadido por alienígenas e tem a própria noiva (Lysette Anthony) roubada pelo imperador E.T....Vai ser azarado assim na casa do inferno...


Passado o susto inicial, e ainda se sentindo meio que "com-o-cetro-na-mão", o valente príncipe parte ao resgate de sua amada. Mas como achar uma nave espacial, que se parece com uma montanha, que todo dia desaparece e reaparece num lugar diferente??


Partindo com seu fiel conselheiro Ynir (Freddie Jones), ele encontra uma variedade incrível de amigos em seu caminho:


Ergo, o feiticeiro: Covarde, inútil e com um coração gigante (do tamanho de seu ego). Interpretado por David Battley, o professor de Charlie Bucket em "Willie Wonka and the Chocolat Factory", ele rouba todas as cenas em que aparece;


O velho vidente: Um tipo de tataravô do Gandalf, interpretado por John Welsh em seu último papel. Lembram da cena do velho morrendo e gritando na areia movediça? Pois é, eu tinha uns 10 anos e tive pesadelo com aquilo durante semanas....MANEIRO!!!


Rell, o ciclope: O favorito de todos. Segundo seu relato, sua raça havia sido amaldiçoada, e seu único olho só conseguia lhe dar uma única visão do futuro: a sua própria morte.


Curiosidades:


O então presidente da Columbia Pictures, Frank Price, botou na cabeça que uma atriz desconhecida americana venderia muito mais ingressos do que uma atriz desconhecida inglesa (a princesa Lysette Anthony).
Com essa asneira na cabeça, ele mandou com todos os diálogos de Lysette fossem dublados pela americana Lindsey Crouse.
Anthony só soube disso semanas após o término das filmagens, da própria boca de Price, no momento em que o conheceu pessoalmente.
Crouse não foi creditada no filme.


Observem a gangue dos ladrões que ajuda o príncipe durante o filme: Olharam bem?
Olhem de novo, eu espero...
É ele mesmo: Liam Neeson, o futuro jedi salvador de judeus já foi ladrão em um de seus primeiros papéis no cinema.


Outro que está escondido no filme é Robbie Coltrane, o gigante Hagrid de "Harry Potter". Seu personagem tem o nome de Rhum e também teve a voz dublada por Michael Elphick (sabe-se lá Deus, o por quê).
Como já não assisto este filme há milênios, não me lembro dele no filme (Tenho cabeção mas espaço no HD é o mesmo de vocês!)
Se alguém aí se lembrar, bote um comentário.

7 comentários:

José Ricardo da Hora Vidal disse...

Rapaz, hoje (30/11/2008), o filme Krull acabou de passar no COrujão da Globo. Claro que fui assistir para matar saudades. o personagem de Robbie Coltrane no filme Krull é de um dos ladrões, o gordo que no início reclama que não ganhará soldo nenhum e que morre no início na invasão da Fortaleza Negra, acreditando que toda aquela aventura "sem pagamento" acabou valendo a pena. Agora, não dá paar reconhecer Liam Nielsson de priemria no filme não... ele é muito apagado na trama. Um abraço

raphael disse...

caraca maluco eu tinha acabado de acordar em um sábado dia
(05/09/2009) liguei a TV e no canal a cabo HBO tinha acabado de começar um filme q assistia muito quando era pequeno , mas ai não lembrava o nome , claro q nem sai da cama e continua a assistir aquele classico sessão da tarde , este filme e muito viajem cara , muito maneiro , depois entrei no site da HBO so pra saber o nome ... Krull... pow o ator q faz o Hagrid (Robbie Coltrane ), eu lembrei quem era no filme e um gordinho de bigode ... abração pra galera ....

Shironaya disse...

Gente!Lembro desse filme! Nunca esqueci! Vi no cinema, e apesar de uma pá de criticos que não sabem de nada sacanear esse filme, ele foi sim muito bem recebido na época. Diversão garantida, Tolkien-based, com muitos personagens que você vê em lendas, contos de fadas, filmes do gênero e por ai vai...
O Neeson se se deu bem no cinema, ao passo que atualmente o Ken Marshal só fez pontas de garçom em uma série, e ele tem sessenta atualmente... E o tempo não foi bom para ele...
Post muito legal!!!! Assistam ao filme!!!

Claudeci Ferreira disse...

filme muito bom inesquecivel

isafran miranda de castro castro disse...

amo esse filme tem muita fantasia comerco de carreira de muitos atores e de mais

fabio campelo disse...

Vi o filme no cinema quando tinha 9 anos, hoje tenho 40. Me lembro que eu tinha uma estrelinha igual a do Krull, mas como a minha não voltava pra mão, acabei perdendo. Mas nunca esqueci o filme que é um dos mais queridos da minha infância.

Carlos Eduardo Pinheiro disse...

Estou assistindo online. Adoro!